Sonoaliadodaatividadefsica

Sono: aliado da atividade física

Tempo de Leitura: 2 minutos
Tempo de Leitura: 2 minutos

Após um dia repleto de atividades o corpo precisa de repouso para voltar a funcionar bem pela manhã e tão ou mais  importante que a quantidade, é a qualidade do sono!

O sono e a atividade física são grandes aliados e o prejuízo na qualidade desse descanso pode levar a irritabilidade , déficit de memória e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. 

Apesar da necessidade, poucas pessoas sabem o que é o sono e suas funções. O sono é um estado natural, cíclico e reversível, caracterizado pela diminuição dos movimentos e das respostas aos estímulos externos, redução da atividade mental e de parâmetros biológicos .

É comprovado cientificamente que o sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador, basicamente por dois motivos: quem pratica exercícios físicos apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior do que o não praticante.

Porém, o que poucos sabem é que a atividade física pode funcionar como um remédio extremamente eficiente e saudável contra a insônia. A prática de atividade física com regularidade já pode melhorar a qualidade do sono.

Consequências da privação do sono

O sono é um momento sagrado para recarregar as energias, a privação do sono, ocorre quando não se dorme o suficiente para o organismo se recuperar das atividades do dia a dia, e pode acarretar diversas alterações no organismo como:

  •  modificações endócrinas
  •  metabólicas 
  •  físicas

Além de provocar também alterações na estrutura do sono, as quais, em conjunto, comprometem a saúde e a qualidade de vida. Já a atividade física praticada de forma regular promove benefícios à saúde, e contribui para uma melhora na qualidade do sono e, como consequência, na qualidade de vida.

Como o sono pode ajudar na melhoria da qualidade da atividade física?

Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem o sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para alcançar um peso saudável e, ao unir tudo isso, melhora a qualidade de vida como um todo.

O número de horas de sono recomendado para atingir o bem-estar é completamente individual. Alguns precisam de cerca de 6 horas, a maioria “indiferente”, precisa de 8 horas. Quem dorme bem, melhora as funções cognitivas e faz com que a síntese de proteínas recupere as fibras musculares.

Para que a recuperação muscular e a formação de músculos ocorram de forma satisfatória é necessário atividade física, alimentação e sono de qualidade. O descanso adequado melhora a qualidade e os resultados da atividade física! 

“O organismo nos informa o tempo inteiro o que é melhor para a saúde. Basta saber como ouvi-lo. “Se você prestar atenção, o corpo conversa com você. Ele diz que precisa comer melhor, beber mais água, fazer atividade física. O corpo começa a lhe dizer como ele rende mais. É por isso que tudo funciona bem quando você se movimenta e a melhor qualidade do sono é uma dessas consequências”, explica a Dra. Cláudia Goulart, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Educação Física.

Portanto, “tenha um descanso de boa qualidade, para ter atividade física de boa qualidade e ter um sono de boa qualidade”.

 Desafie seu Mundo! Vem pra W7 Academia!

Categorias

FAÇA SUA