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Motivação: 8 dicas para começar a treinar

Tempo de Leitura: 3 minutos
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Adotar um estilo de vida mais ativo e saudável não é tão difícil quanto parece. Confira essas dicas para começar a treinar. 

Quem não tem aquela preguiça de começar a treinar? Mas acredite, é possível deixar de lado a preguiça e o sedentarismo e encontrar motivação para começar a treinar. Adotar um estilo de vida mais ativo e saudável não é tão difícil quanto parece, começar a treinar é apenas um dos passos para ter uma vida saudável.

8 dicas de ouro para te motivar a começar agora a treinar

1. Foque na sua saúde: se preocupe antes de mais nada com sua saúde. Afinal, o sedentarismo é muito prejudicial à saúde de qualquer um e está associado a obesidade, diabetes e desenvolvimento de várias doenças cardíacas. Por isso, sair do sedentarismo e ter uma vida mais ativa, vai te ajudar a prevenir muitas doenças e ter uma vida mais saudável.

2. Tenha paciência: para alcançar seus objetivos, não se desmotivar de ter uma vida mais saudável é preciso paciência até que o corpo que não esteja condicionado tanto fisicamente quanto psicologicamente, se adapte à nova rotina mais ativa de treinos e alimentação mais saudável. 

3. Não tente o “caminho mais curto”: cuidado, nada de dietas mirabolantes, treinos sem indicação e acompanhamento de um profissional. Ou ao invés de ter uma vida mais saudável, você pode ter problemas de saúde e lesões que podem te impossibilitar de treinar.

4. Faça a avaliação física: antes de iniciar seus treinos é muito importante que você faça uma avaliação física e até um check-up caso seja necessário. É preciso avaliar o nível de condicionamento físico, e se existe alguma lesão ou algo específico individual em pessoas sedentárias há muito tempo. Dessa forma  o profissional pode  prescrever o treino de forma mais adequada a cada pessoa e suas particularidades.

5. Adeque sua rotina alimentar: mude a sua rotina alimentar! O lema: “você é o que você come” que é repetido pelos profissionais da saúde é real. Ao começar a treinar é importante adotar uma rotina de alimentação mais saudável, diminuindo o consumo de açúcares, gordura, sódio e tantos outros que consumidos em excesso podem trazer problemas sérios a sua saúde. Mas nada de radicalismo, não limite sua felicidade ao que sua dieta permite. O correto é sempre consultar um nutricionista para que ele adeque seus treinos e sua alimentação de forma adequada.

Com certeza aliando uma alimentação mais saudável com o treino adequado, os resultados serão visíveis e vão te dar motivação para continuar.

6. Trace metas realistas: não importam quais sejam, mas suas metas devem ser traçadas de forma realista, como por exemplo, começar a caminhar todos os dias 30 minutos, emagrecer e perder 0,5k por semana. Comece devagar, batendo e estabelecendo sempre novas metas para manter sua motivação. 

Nem sempre seus resultados serão visíveis, por isso, uma dica é acompanhar sua evolução através de avaliações físicas, elas identificarão mesmo que seu peso não tenha diminuído se seu percentual de gordura caiu de forma significativa e se suas medidas reduziram.

7. Treino adequado para começar: comece devagar, um iniciante requer adaptação, aos poucos e no seu ritmo vá realizando seus treinos de acordo com o que for proposto pelo profissional de educação física. Preste sempre atenção às respostas do seu corpo e respeite-o, as dores não podem durar mais que 72 horas. Assim, as dores musculares da iniciação serão menores e não vão fazer com que você pense em desistir.

8. Estimule sua motivação: para dar conta da rotina de treinos e estar sempre motivado é preciso que sua mente e corpo estejam sintonizados no mesmo objetivo e algumas atitudes podem ajudar.

  • toda pequena meta alcançada deve ser comemorada, mesmo uma evolução  esteticamente imperceptível deve ser valorizada.

  • Procure uma atividade física que lhe traga prazer, que você goste e se possível, arrume um parceiro de treino. Treinar com um parceiro é muito estimulante. Nos dias de preguiça que vocês pensarem em faltar na academia, um motivará o outro a não desistir.

  • Faça avaliações físicas para acompanhar seus resultados e adeque com seu nutricionista sua alimentação sempre que você mudar seus treinos. Isso te trará resultados perceptíveis e vão te ajudar a manter a motivação.

O importante é continuar treinando regularmente e adotar uma alimentação saudável que consiga seguir!

Mudar dói, até que seu corpo e sua mente se adaptem. Você pode até ter vontade de desistir, mas entenda que a criação de novos hábitos saudáveis requer esforço e paciência. 

Lembre-se de que começar uma vida mais saudável com uma rotina de treinos tem sua responsabilidade, mas precisa ser vista como um momento de relaxar corpo e mente.

E não se esqueça, fazer coisas por obrigação é completamente desmotivador, procure atividades físicas que você goste e te dê prazer, só assim você se manterá motivado! Por exemplo, na W7 Academia os clientes têm acesso a mais de 8 modalidades. 

Gostou das dicas?

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