5 Estágios da mudança de comportamento: como conquistar hábitos saudáveis

Tempo de Leitura: 3 minutos

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Mudar hábitos ou criar novos hábitos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando estamos falando em saúde, em mudar hábitos ruins e adquirir hábitos saudáveis. Mas, primeiramente precisamos entender algo bem simples: Que hábito é um comportamento que repetimos várias vezes até ficar no automático, que vamos fazendo sem esforço ou necessidade de motivação.

Bom, a definição pode até ser simples, mas adquirir hábitos saudáveis não é nada simples. Todos nós em algum momento da nossa vida tentamos criar um novo hábito, elaborando planos mirabolantes para criar uma rotina saudável, porém, sempre tentativas falhas.

Sabe porque não deu certo? Porque não conseguimos transformar a decisão em um comportamento.

Tudo faz parte de um processo, e para transformar a decisão em comportamento, é necessário passar por alguns estágios de forma gradual, que serão transformadas em ações geradas pela motivação interna. Ai sim, você terá adquirido hábitos saudáveis. Entenda os 5 estágios da mudança de hábitos:

1. Pré-contemplação

Tudo começa com a  negação do problema.Uma sensação de desencorajamento: “sou assim mesmo e mesmo e não consigo mudar” Uma falta de intenção da pessoa em mudar comportamentos indesejados. Portanto, dificilmente procura ajuda e quando o faz, geralmente, são por meio de motivos externos ou acompanhamento de terceiros, como por exemplo, familiares.

2. Contemplação

Caracterizada pela dúvida, insegurança, ou seja, a pessoa possui nítida vontade de mudar (“eu quero”), entretanto, tende a permanecer negociando consigo mesmo as vantagens e desvantagens da mudança e por consequência, acaba substituindo a ação por pensamentos (“vale a pena o esforço?”) pela contemplação. A busca pelo autoconhecimento deve ser intensificada aqui.

3. Preparação (ou Determinação)

Esse estágio é marcado pelo planejamento estratégico, na formulação cuidadosa de um plano de ações orientadas para uma mudança gradual, e uma vez estabelecido o foco na solução real do problema com um olhar e pensamentos para o futuro; no estado desejado. Aqui, a pessoa assume um compromisso ainda maior tanto consigo, quanto externamente, é interessante que o mesmo seja incentivado a tornar público sua intenção de mudar.

4. Ação

Como nesse estágio as mudanças são mais perceptivas e de modo a sustentar tais mudanças, há uma exigência, dedicação e energia maior da pessoa, bem como a necessidade de praticar a auto observação e autoavaliação para fazer eventuais correções de rota ou planejamento. 

5. Manutenção

Este que é o grande desafio do processo e instalação da mudança, este estágio se caracteriza pela busca da estabilização do comportamento. A pessoa, de modo a amenizar as recaídas, precisa desenvolver o forte compromisso com a mudança e com os ganhos conquistados nos estágios anteriores, em especial, no estágio da ação.

Entendendo os 5 estágios da mudança de comportamento, você pode partir para as ações necessárias:

  • Defina metas: descubra com clareza, quais hábitos você quer, defina suas metas. Separe um tempo para explorar ativamente os hábitos que quer criar, e do que você precisa na sua vida, agora.
  • Estabeleça um plano: estabeleça um plano bem específico, com ações realistas, com pequenas ações diárias, que você pode implementar na sua rotina e repetir constantemente para transformar em hábitos saudáveis.
  • Seja consciente: se você repetir os mesmos comportamentos (os bons hábitos) após as mesmas situações, seu cérebro, com o tempo, ficará pronto para realizar estes comportamentos automaticamente.
  • Lute contra as recaídas: se você parar de realizar o hábito saudável, será mais difícil transformar novamente os comportamentos em hábitos. Só recomeçando com firmeza. Mas, tudo bem ter um daqueles dias em que nada sai como o planejado, mas entre na linha assim que possível para manter o ritmo da criação de hábito.
  • Separe um tempo para relaxamento e reflexão: faça algo que é bem difícil na atualidade: descanse! Por alguns instantes, aproveite o ócio. Use isso como um tempo para restaurar as capacidades corporais e mentais.

Experimente entender os estágios e aplicar essas pequenas ações no seu dia a dia e durante o processo você vai ver que os hábitos ruins vão desaparecer e você estará adquirindo novos hábitos saudáveis. Logo você terá dias mais produtivos e verá suas metas se realizando, mantenha a constância!

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