Após um dia repleto de atividades o corpo precisa de repouso para voltar a funcionar bem pela manhã e tão ou mais importante que a quantidade, é a qualidade do sono!
O sono e a atividade física são grandes aliados e o prejuízo na qualidade desse descanso pode levar a irritabilidade , déficit de memória e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Apesar da necessidade, poucas pessoas sabem o que é o sono e suas funções. O sono é um estado natural, cíclico e reversível, caracterizado pela diminuição dos movimentos e das respostas aos estímulos externos, redução da atividade mental e de parâmetros biológicos .
É comprovado cientificamente que o sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador, basicamente por dois motivos: quem pratica exercícios físicos apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior do que o não praticante.
Porém, o que poucos sabem é que a atividade física pode funcionar como um remédio extremamente eficiente e saudável contra a insônia. A prática de atividade física com regularidade já pode melhorar a qualidade do sono.
Consequências da privação do sono
O sono é um momento sagrado para recarregar as energias, a privação do sono, ocorre quando não se dorme o suficiente para o organismo se recuperar das atividades do dia a dia, e pode acarretar diversas alterações no organismo como:
- modificações endócrinas
- metabólicas
- físicas
Além de provocar também alterações na estrutura do sono, as quais, em conjunto, comprometem a saúde e a qualidade de vida. Já a atividade física praticada de forma regular promove benefícios à saúde, e contribui para uma melhora na qualidade do sono e, como consequência, na qualidade de vida.
Como o sono pode ajudar na melhoria da qualidade da atividade física?
Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem o sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para alcançar um peso saudável e, ao unir tudo isso, melhora a qualidade de vida como um todo.
O número de horas de sono recomendado para atingir o bem-estar é completamente individual. Alguns precisam de cerca de 6 horas, a maioria “indiferente”, precisa de 8 horas. Quem dorme bem, melhora as funções cognitivas e faz com que a síntese de proteínas recupere as fibras musculares.
Para que a recuperação muscular e a formação de músculos ocorram de forma satisfatória é necessário atividade física, alimentação e sono de qualidade. O descanso adequado melhora a qualidade e os resultados da atividade física!
Portanto, “tenha um descanso de boa qualidade, para ter atividade física de boa qualidade e ter um sono de boa qualidade”.
Desafie seu Mundo! Vem pra W7 Academia!