Bioimpedância: 5 coisas que você precisa saber!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda neste post o que é a bioimpedância e quais suas principais características. Continue a leitura para saber mais!

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, medindo a quantidade de água, músculos, gordura, densidade óssea e taxa de metabolismo basal, entre outros aspectos. Portanto, é um exame muito utilizado nas academias para complementar as consultas nutricionais e prescrição de treinos, visando melhores resultados e qualidade de vida!

Neste post, vamos abordar as principais características desse exame, explicando como funciona, quais dados são coletados, como é o preparo para fazer e quem não pode fazer. 

1. Como é feita a bioimpedância?

O exame  de bioimpedância é feito em balanças diferenciadas que utilizam placas de metal para condução da corrente elétrica. Que extraem as informações sobre a composição corporal. Basta a pessoa subir descalça e segurar nas mãos as placas de metal que compõem os tipos de aparelhos.

Dessa maneira, a balança traz resultados mais precisos para a composição da metade inferior do corpo, e as placas de metal seguradas pela mão, medem a composição dos braços, tronco e cabeça. Ou seja, a maneira mais exata para conseguir os resultados é fazer o exame em uma balança capaz de combinar esses dois métodos.

2. Quais dados são coletados pela bioimpedância?

Além do peso atual da pessoa, através da bioimpedância é possível medir o volume dos músculos, gorduras, água e calorias que o corpo gasta no dia a dia, tudo de acordo com a idade, sexo e altura. Veja abaixo em mais detalhes os dados coletados sobre a composição corporal.

Massa gorda 

Sobre quantidade de massa gorda os dados são exibidos em porcentagem ou quilogramas, dependendo do tipo de aparelho. O resultado ideal deve estar no intervalo referido como normal, pois acima disso é um indicativo de excesso de gordura acumulada, representando riscos para várias doenças, como diabetes e obesidade.

Massa magra

Os índices sobre a massa magra mostram a quantidade de músculos, ossos e água no organismo. Mas, alguns aparelhos e balanças com tecnologias modernas calculam a diferença entre esses dois resultados.

Massa muscular 

Essa informação é obtida em quilos de músculos ou porcentagens. Incluindo músculos lisos, como os do estômago e do intestino, assim como os cardíacos, mas não considera a água e outros tecidos corporais. No geral, o que se espera na coleta de dados da massa muscular é o seu aumento ao longo das avaliações de treinos.

Hidratação

Os níveis de referência de quantidade de água são diferentes para homens e mulheres. Para taxas apontadas como normais para homens oscilam entre 50% e 65%, para mulheres, 45% e 60%. Sendo assim, muito importantes para avaliar se o organismo está bem hidratado. 

Densidade óssea

O dados de densidade óssea, precisa ser constante para garantir que tais tecidos permaneçam saudáveis ao longo da vida. Nesse sentido, a bioimpedância é importante para acompanhar a evolução de eventuais tratamentos e os benefícios da atividade física.

Gordura visceral

A gordura visceral se refere ao volume de gordura contida na região abdominal, que envolve órgãos vitais, como coração, entre outros. O número normal de referência pode variar entre 1 e 59, sendo considerados saudáveis os resultados de 1 a 12, e prejudiciais os níveis entre 13 e 59.

Taxa de metabolismo basal

O metabolismo basal é a quantidade de calorias que o corpo utiliza para funcionar. Seu índice é calculado com referência em dados inseridos na balança, como idade, sexo e atividade física. Trata-se de uma avaliação importante, pois informa as calorias que a pessoa pode ingerir diariamente, ajudando em dietas para manutenção do peso ideal.

Os aparelhos de bioimpedância também conseguem avaliar a idade metabólica, indicando se a taxa de metabolismo atual está normal. Para ser considerado saudável, o resultado deve ser igual ou inferior à idade cronológica real.

3. Como se preparar para fazer o exame?

O exame de bioimpedância é super rápido, em torno de 10 minutos e indolor, mas como outros exames biológicos, requer algumas preparações antes de fazer para que os resultados sejam precisos. Veja como se preparar:

  • Fazer jejum de alimentos e bebidas 4 horas antes do horário do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas um dia antes do exame;
  • Evitar consumir em excesso alimentos que contenham cafeína, como chocolates, chás escuros e café, pelo menos 2 dias antes do exame;
  • Um dia antes da bioimpedância não realizar atividades físicas intensas;
  • Para as mulheres não estar no período menstrual;
  • Ingerir 500 ml de água, duas horas antes do exame;
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes da realização do teste.

4. Quem não pode fazer esse exame?

Como em muitos outros exames, por questão de segurança, a bioimpedância não pode ser realizada em algumas pessoas que apresentam essas condições:

  • Pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo que dê suporte à vida;
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez;
  • Pessoas com placas metálicas em ambos braço direito e perna esquerda, ou vice-versa (braço esquerdo e perna direita), pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra. Caso existam placas, mas contidas em apenas um lado, o exame pode ser feito colocando-se os eletrodos no lado sem metais.

5. Por que fazer a bioimpedância?

A bioimpedância é um exame medidor de vários aspectos do corpo para avaliar a saúde das pessoas, considerando dados individuais, como idade, sexo, altura e estilo de vida. Com o propósito de evitar a obesidade e acompanhar a evolução dos cuidados com o corpo.

Ou seja, com a mudança no estilo de vida, incluindo a reeducação alimentar, higiene do sono e atividade física, o exame irá mostrar se esta pessoa está alcançando os seus objetivos de saúde e estética de maneira saudável. 

E com toda certeza, conforme os resultados positivos da análise de bioimpedância aparecerem, a pessoa se empolga cada vez mais em seguir um estilo de vida mais saudável.

Por fim, a bioimpedância, atualmente, está inclusa no PLANO W7 PREMIUM dos alunos matriculados da W7 ACADEMIA. Dessa forma, por meio dela, os alunos podem acompanhar seus resultados para atingir melhor seus objetivos!

Para matrículas e maiores informações acesse nosso site!

Últimas postagens

FAÇA SUA