A importância da Avaliação Física na academia!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Entenda neste post o que é a avaliação física e qual a sua importância para quem vai começar a praticar atividades físicas na academia!

A avaliação física é fundamental para quem quer começar a praticar atividade física. Não importa qual seja o objetivo, de saúde ou estético, o importante é não deixar de fazer a avaliação antes de iniciar os treinos na academia.

Pois, só ela pode trazer inúmeros benefícios e segurança preventiva tanto para o aluno quanto para a academia. Continue a leitura para entender!

O que é uma avaliação física na academia?

Uma avaliação física na academia é feita por um profissional formado em educação física. Com objetivo de avaliar as condições atuais de saúde de uma pessoa, como nível de condicionamento físico, além de avaliar fatores de risco de possíveis doenças e analisar a presença de disfunções nos padrões considerados normais.

Ou seja, perceber quais exercícios podem fazer parte ou não da rotina de treinos do indivíduo. Desse modo, essa avaliação física é composta por uma anamnese e alguns testes onde o profissional terá a possibilidade de coletar o maior número de informações para definir o melhor treino.

5 indicadores realizados na avaliação física

Ao realizar a avaliação física, alguns indicadores serão mostrados sobre as condições físicas do aluno. Veja quais:

1. Anamnese – é uma forma de traçar o perfil da pessoa através de um questionário investigativo de possíveis problemas de saúde, riscos de doenças hereditárias, hábitos diários,alimentação e sono.

2. Capacidade cardiorespiratória – monitoramento das batidas cardíacas e respiração ao realizar exercícios como caminhar na esteira, por exemplo.

3. Medidas e composição corporal – indica a composição corporal do avaliado, que pode ser feita das seguintes formas:

  • Índice de massa corporal (IMC): mede a relação entre o peso e altura, sendo um dos indicativos do risco da obesidade. Que pode ser obtida pela seguinte operação: peso/ altura x altura.
  • Dobras cutâneas: as famosas “dobrinhas” são medidas com o auxílio do adipômetro, que mede a espessura das dobras cutâneas da pele no corpo e fornece a quantidade de gordura corporal.
  • Circunferências: pode demonstrar o acúmulo de gordura corporal nos membros.
  • Bioimpedância: com eletrodos nos pés e nas mãos esse método passa uma corrente elétrica pela água corporal, fornecendo indicadores como massa adiposa, massa magra, gordura visceral e composição óssea.

4. Avaliação neuromotora – feita com exercícios motores como abdominais ou flexões, o avaliador verifica a flexibilidade, amplitude, resistência muscular e força do aluno.

5. Avaliação postural – checa o alinhamento da coluna e investiga possíveis desvios posturais decorrentes do hábito da pessoa. Desvio de quadris e ombros são bem comuns e precisam de exercícios específicos para serem corrigidos.

Benefícios da avaliação física

Além da avaliação física ser essencial para o profissional fazer a prescrição correta do treino, personalizado com as características de cada aluno e ajudar a identificar problemas de saúde. É com a avaliação que vai ser possível perceber se o treino está surtindo efeito, ou será necessário fazer mudanças nos exercícios ou se há algo na alimentação que esteja impactando no alcance de resultados para fazer os ajustes necessários.

Por isso, a avaliação física deve ser realizada de forma periódica, dentro de um prazo determinado pelo profissional que faz o acompanhamento e, de preferência, em conjunto com um profissional nutricionista.

Qual a importância da avaliação física?

A avaliação física é essencial na hora de começar a treinar. Academias sérias e de qualidade devem exigir que seja feita como forma de evitar colocar a saúde do aluno em risco. Uma vez que, esse processo revela as condições físicas da pessoa, indicando também possíveis limitações. 

Além disso, é um ponto de partida na hora de estabelecer os objetivos em um período preestabelecido de tempo. Ao contrário de quem já treina, a avaliação é fundamental para checar a eficiência do programa de treinos realizados.

Entretanto, para quem está saindo do sedentarismo agora, o recomendado é fazer um check-up médico completo e levar para o avaliador na academia.

Pensando nisso, a W7 Academia disponibiliza no seu Plano W7 PREMIUM Itajaí e Tijucas Avaliações físicas e Nutricionais, sem pagar nada a mais por isso. 

Faça sua matrícula agora e agende sua avaliação física!

Últimas postagens

FAÇA SUA