controle-obesidade-w7-academia

8 passos para controlar a obesidade

Tempo de Leitura: 4 minutos
controle-obesidade-w7-academia

8 passos para controlar a obesidade

Tempo de Leitura: 4 minutos
Tempo de Leitura: 4 minutos

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado geralmente pelo consumo exagerado de calorias na alimentação superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. 

O Brasil há algum tempo vem enfrentando um aumento bem expressivo da obesidade em todas as faixas etárias. A vida corrida que as pessoas levam acaba contribuindo também, já que torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora. 

Tipos de obesidade

A obesidade pode ser classificada de algumas formas, como por exemplo pelo tipo, que são 3 e pelo grau do IMC (índice de massa corporal):

Homogênea – em que a gordura está depositada de forma homogênea nos membros, inferiores, superiores e abdominal.

Andróide – mais frequente no sexo masculino ou em mulheres após a menopausa, formato maçã, com acumulo de gordura abdominal e torácica, com aumento de riscos cardiovasculares.

Ginecóide – mais frequente no sexo feminino, em formato de pera, com acumulo de gordura na região inferior do corpo que se concentra nas nádegas, coxas e quadril, com riscos de artrose e varizes.

Pelo grau do IMC:

Sobrepeso – entre 25 e 29,9 kg/m²

Obesidade grau I – entre 30 e 34,9 kg/m²

Obesidade grau II – entre 35 e 39,9 kg/m²

Obesidade grau III –  = 40 kg/m²

Podendo ainda ser classificada como:

Primária – quando o consumo de calorias é maior que o gasto energético

Secundária – quando é resultante de alguma doença.

Não há soluções de curto prazo para a obesidade mas, com disciplina e determinação pode se dar alguns passos para controlar a obesidade. Por isso, trouxemos aqui 8 passos para ajudar a controlar a obesidade:

controle-obesidade-w7-academia2

1. Redução da resistência à insulina;

2. Redução da inflamação crônica;

3. Modular neurotransmissores;

4. Modular o metabolismo elevando a termogênese;

5. Equilibrar a flora intestinal;

6. Controlar a saciedade;

7. Estimular a queima de gordura;

8. Dieta e exercícios físicos regulares.

Qual o principal objetivo para controlar a obesidade

O principal objetivo nos tratamentos para controlar a obesidade é atingir e conseguir manter o peso ideal para evitar as complicações relacionadas à obesidade como colesterol alto, pressão alta, diabetes, refluxo e até mesmo a infertilidade ou impotência. 

Causas e fatores de risco da obesidade

  • Sedentarismo
  • Hábitos alimentares não saudáveis em excesso
  • Genética
  • Estilo de vida familiar
  • Problemas médicos
  • Medicamentos
  • Idade
  • Gravidez
  • Parar de fumar 
  • Problemas para dormir
  • Substâncias químicas

O tratamento da obesidade deve ser feito por qual profissional?

O tratamento da obesidade deve ser realizado por um Nutrólogo ou Endocrinologista e também por uma equipe multidisciplinar com nutricionista, bariatra e um educador físico, pois na maioria dos casos é necessário mais de um tipo de tratamento. 

Além disso, é importante fazer acompanhamento com um psicólogo para identificar comportamentos que possam estar causando compulsão alimentar ou para ajudar, incentivar a não desistir do tratamento.

Dicas para não desistir de controlar a obesidade

Não é fácil controlar uma compulsão alimentar, muito menos controlar ou tratar a obesidade. Porque implica na mudança de hábitos alimentares e estilo de vida que uma pessoa possa ter feito por toda a vida, então algumas dicas podem ajudar:

  • Estabeleça objetivos semanais possíveis de atingir;
  • Faça acompanhamento com nutricionista e peça para ajustar a dieta se estiver muito difícil de cumprir;
  • Escolha se exercitar com algo que goste, e pratique de forma regular;
  • Registre os resultados, anote medidas e tire fotografias semanais.

Controle a obesidade de forma saudável

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais saudável e simples de controle é adotar um estilo de vida mais saudável com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. 

Essa mudança não só provocará a redução de peso e reversão da obesidade, como facilitará a manutenção do quadro saudável.

Prevenção da obesidade

controle-obesidade-w7-academia1.

Embora a correria do dia a dia dificulte a realização de uma alimentação saudável, pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença na sua saúde: 

  • Invista nas frutas, legumes e vegetais;
  • Prefira alimentos integrais aos refinados;
  • Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras;
  • Limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente;
  • Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food;
  • Sirva porções adequadas.

Aumentar também a prática de atividade física é uma parte essencial para controlar a obesidade. A maioria das pessoas que conseguem manter a perda de peso por mais de um ano faz exercícios físicos regularmente, mesmo que seja apenas caminhando. 

E para finalizar lembre-se sempre que a obesidade é uma doença, se você acha que pode ser obeso, especialmente se estiver preocupado com problemas de saúde consulte um médico, só ele poderá avaliar os riscos a sua saúde e discutir com você as suas opções para perder peso.

Respeitando sua individualidade, estudando bem o seu caso e equilibrando todo o seu perfil bioquímico através de exames laboratoriais.

O “melhor remédio” sempre será a prevenção, cuide da sua saúde! Vem cuidar da sua saúde na W7 Academia, a melhor estrutura e com preço baixo de Itajaí. Você encontra 8 modalidades para escolher com planos super vantajosos!

Categorias

controle-obesidade-w7-academia

8 passos para controlar a obesidade

Tempo de Leitura: 4 minutos A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado geralmente pelo consumo exagerado de calorias na alimentação superior ao valor usado pelo organismo para

LEIA SOBRE »

FAÇA SUA