Você sabe o que são termogênicos naturais e quais são seus benefícios? Continue a leitura que vamos neste Post blog explicar tudo sobre eles!
Você já ouviu falar de termogênicos naturais ou processo termogênese? Essa é uma característica natural de alguns alimentos como: raízes, verduras e condimentos, que são energéticos e auxiliam para maior gasto calórico, algo desejado por quem busca emagrecer.
Pensando nisso, vamos explicar o que são esses termogênicos naturais, seus benefícios e uma lista de alimentos que podem ser introduzidos na sua alimentação.
O que são termogênicos naturais?
Termogênicos naturais são alimentos de digestão lenta que ajudam a queimar calorias, pois aumentam a temperatura corporal, estimulando o metabolismo para a queima da gordura. Por isso, nutricionistas afirmam que vale a pena investir em termogênicos naturais para acelerar o metabolismo e ajudar no processo de emagrecimento.
Desde que combinado com uma reeducação alimentar, ou seja, não fará efeito se não conciliar uma alimentação saudável e a prática de alguma atividade física. É preciso ter consciência que só o alimento termogênico não fará milagres.
Como os termogênicos naturais agem no organismo?
Os termogênicos naturais possuem algumas substâncias em suas composições, entre elas as principais são:
- Teacrine;
- L-Carnitina;
- Cafeína;
- Evodiamina;
- Capsaicina;
- Ioimbina;
Essas substâncias são liberadas durante a digestão e são responsáveis por acelerar o metabolismo, elevar a temperatura do corpo e dilatar os vasos capilares. Em outras palavras, acontece da seguinte maneira: as substâncias aumentam a produção de glucagon, o hormônio secretado pelo pâncreas responsável por combater a gordura e a insulina corporal.
Com o aumento do glucagon, o metabolismo tem reforço para captar as moléculas de gordura e transformá-las em energia. Em seguida, as substâncias que citamos acima, induzem o hipotálamo a aumentar o ritmo do metabolismo e temperatura do corpo, para que o glucagon consiga cumprir sua função. Logo, o corpo acelera o funcionamento.
Por consequência, isso vira um ciclo vicioso, afinal de contas, o corpo queima a gordura para produzir energia e rapidamente tem mais combustível para continuar captando.
Quais os benefícios de consumir termogênicos naturais?
Antes de mais nada é preciso ressaltar que os benefícios dos termogênicos naturais é válido para todos os biotipos e o seu consumo deve ser de acordo com o objetivo pessoal e deve-se evitar o excesso.
Confira a seguir os principais benefícios do consumo dos termogênicos para o organismo:
- Desintoxica e desinflama;
- Aumenta a concentração;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Auxilia na definição muscular;
- Acelera metabolismo;
- Auxilia na digestão;
- Proporciona energia;
- Queima de gordura;
- Emagrecimento.
Alimentos termogênicos que podem ser introduzidos na alimentação
A maioria dessas opções de alimento estão presentes em uma alimentação equilibrada e saudável. Isso se deve aos demais macronutrientes que esses alimentos apresentam, além das substâncias termogênicas. Desse modo, são duplamente benéficos para o corpo.
- Laranja
- Maçã
- Kiwi
- Pimenta vermelha
- Salmão
- Sardinha
- Gengibre
- Chá verde
- Cavalinha
- Canela
- Couve
- Guaraná
- Hortelã
- Brócolis
- Café
- Alho
- Cenoura
- Cebola
- Água de coco
- Aspargo
- Chá mate
- Cominho
Por fim, para uma dieta balanceada com termogênicos naturais personalizada de acordo com suas necessidades e objetivos consulte um nutricionista.
Além disso, o acompanhamento de um profissional avaliará qualquer contraindicação e evita o consumo exagerado dos termogênicos que pode ocasionar efeitos colaterais bem incômodos, como: insônia, dores de cabeça, tontura, problemas intestinais e até crises de ansiedade.
Cuide-se para garantir e usufruir de todos os benefícios dos termogênicos naturais e evitar as consequências do excesso!