5 Dicas para um Iniciante na Academia

Tempo de Leitura: 3 minutos
Tempo de Leitura: 3 minutos

Começar a frequentar uma academia nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para quem é sedentário. Apesar de querer incorporar as atividades físicas na rotina, muitas pessoas não sabem como dar o primeiro passo, ter dúvidas no início desse novo processo é super comum. Então, pensando nisso, nós preparamos um guia de 5 dicas importantes para ajudar um iniciante na academia, nessa nova trajetória de treinos com o pé direito, aproveite!

1. Inicie com saúde e segurança

Antes de tudo você deve procurar um médico, fazer uma avaliação e conseguir um atestado de aptidão física. Essa etapa é muito importante para que você, o professor, instrutor da academia, personal, saibam qual é o estado da sua saúde naquele determinado momento para lhe passar um treino inicial adequado. Se você possui alguma doença, lesão ou qualquer tipo de limitação que possam te impedir de realizar algum dos exercícios propostos, eles devem saber desde o início.

2. Encontre sua motivação

É normal ter uma certa “preguiça”, principalmente para um iniciante na academia, que estava vivendo uma vida sedentária. A motivação é primeiro passo para uma vida saudável, e sem dúvidas um dos mais difíceis de todos. Por isso, para que você consiga manter o foco, procure por atividades que você goste, se identifique na academia, e informe seu professor também, para que ele adeque seus treinos ou até mesmo te indique uma outra atividade dentro da academia.

3. Respeite a fase de adaptação

Todos os alunos quando iniciam seus treinos em uma academia, principalmente na sala de musculação, começam pegando pesado nas cargas nos primeiros dias, e acabam sentindo muita dor muscular nos dias seguintes e acabam por logo desistir de ir treinar até melhorar, ou muitos nem voltam mais. Mas isso, porque não sabem respeitar a fase de adaptação e com isso acabam desanimando. Não copie treinos de outras pessoas, o treino precisa ser personalizado, peça ao professor para montar o seu treino de adaptação, para que seu corpo comece a se acostumar a se exercitar, qualquer dúvida de movimento ou como usar um aparelho, chame um professor, isso vai te ajudar a não sofrer com dores ou lesões.

DICAS-INICIANTE-NA-ACADEMIA-2020-w7-academiaDICAS-INICIANTE-NA-ACADEMIA-2020-w7-academia

4. Alimentação e descanso

Ter uma alimentação saudável e um sono equilibrado é essencial, principalmente nessa fase inicial. Então, procure um profissional para adequar sua alimentação de acordo com seus treinos e sua rotina diária. Inicialmente, é recomendando que o aluno frequente a academia três vezes por semana, nessa fase de adaptação e assim deve ser respeitado o treino e o descanso. E conforme for respondendo aos treinos de forma positiva, aí sim, aumentar cada vez mais a sua frequência nos treinos. Vale ressaltar que treinando adequadamente e se alimentado da forma correta, com certeza vão lhe proporcionar mais disposição na rotina do dia a dia.

5. Persista não desista

Manter o foco pode ser difícil, mas é importante que mesmo com dores ou fadigas, que o treinamento não seja interrompido. Tenha em mente que dificilmente um iniciante conseguirá resultados tão expressivos no início, e na quebra dessa expectativa, quase sempre vem a desistência. A solução para o seu progresso é a constância, alimentação e a instauração de hábitos saudáveis, eles sim são essenciais para os seus resultados, sem nutrição adequada, nenhum objetivo será atingido. Respeite seus limites, sua individualidade e não desista, mantenha o foco!

E não se esqueça – Uma vida saudável, vai além de um corpo, saúde física e mental andam juntas, e ser saudável é um projeto para a vida toda!

Gostou das nossas dicas? Coloque as em prática, inicie agora na W7 Academia, a melhor Academia de Itajaí!

w7academia

Categorias

FAÇA SUA