musculação-para-emagrecer

Musculação para emagrecer: com pesos livres ou aparelhos?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Tempo de Leitura: 3 minutos

Musculação para emagrecer é melhor com pesos livres ou aparelhos? Descubra qual é mais eficiente!

Quando falamos sobre musculação para emagrecer essa questão ainda gera dúvidas em muitas pessoas, com pesos livres ou com aparelhos, qual é mais eficiente?

Para tornar a resposta mais simples e assertiva, analisamos as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Descubra qual é mais eficiente para o seu treino!

Vantagens dos aparelhos na musculação para emagrecer

  • Facilitador – Se você é iniciante nos treinos, os aparelhos facilitam a realização do movimento correto.

  • Carga maior – Como o aparelho é fixo, você pode aumentar as cargas com menos risco de lesão.

  • Esforço único – Na maioria dos aparelhos se centraliza o esforço em um único grupo muscular poupando os músculos acessórios e permitindo  que mais repetições sejam feitas.

  • Reabilitação – Os aparelhos são ótimos para fazer reabilitação, tendo em vista que a resistência pode ser ajustada de acordo com a necessidade do Reabilitado e as forças dos seus músculos.

Vantagens dos pesos livres na musculação para emagrecer

  • Amplitude – Trabalha maior amplitude de alguns movimentos, muitas vezes trabalhando grupos musculares que não são trabalhados nos aparelhos.

  • Queima de mais calorias – Com pesos livres existe maior solicitação muscular para manter a postura correta e estabilizar, com isso pode acabar queimando mais calorias durante o treino.

  • Ambiente diferenciado – Geralmente esses pesos livres ficam em outro ambiente, mais amplo, mesmo dentro da academia. Isso pode ser um diferencial se você não gosta da sala dos aparelhos de musculação.

  • Versatilidade –  Os pesos livres oferecem mais versatilidade para fazer qualquer exercício e como alvo qualquer grupo muscular, desde que você use os pesos corretos e necessários.

Desvantagens dos aparelhos na musculação para emagrecer

  • Trabalha menos grupos musculares – Os aparelhos de uma certa forma acabam trabalhando menos grupos musculares do que os pesos livres. Com isso, é preciso se exercitar mais para conseguir os mesmos resultados que conseguiria por exemplo, com halteres e barras.

  • Não adaptados à condição física – Eles não são adaptados à condição física ou ao seu estado de saúde. Dependendo da sua condição, será necessário encontrar uma forma de adaptação para evitar ferimentos e lesões.

Desvantagens dos pesos livres na musculação para emagrecer

  • Riscos de ferimentos – Como os pesos livres não possuem partes fixas, estabilizadores ou acolchoadas, eles podem causar ferimentos se usados da forma incorreta sem instrução ou acompanhamento.

  • Menos desafiadores – Os pesos livres para algumas pessoas podem ser menos desafiadores do que os aparelhos, já que é preciso cautela quanto a carga. Sendo mais fácil se desmotivar fazendo a rotina de exercícios com pesos simples, do que quando está fazendo nos aparelhos, se desafiando mais com os pesos.

Musculação para emagrecer é melhor com pesos livres ou aparelhos? Descubra qual é mais eficiente! Quando falamos sobre musculação para emagrecer essa questão ainda gera dúvidas em muitas pessoas, com pesos livres ou com aparelhos, qual é mais eficiente? Para tornar a resposta mais simples e assertiva, analisamos as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Descubra qual é mais eficiente para o seu treino!  Vantagens dos aparelhos na musculação para emagrecer Facilitador - Se você é iniciante nos treinos, os aparelhos facilitam a realização do movimento correto. Carga maior - Como o aparelho é fixo, você pode aumentar as cargas com menos risco de lesão. Esforço único - Na maioria dos aparelhos se centraliza o esforço em um único grupo muscular poupando os músculos acessórios e permitindo  que mais repetições sejam feitas. Reabilitação - Os aparelhos são ótimos para fazer reabilitação, tendo em vista que a resistência pode ser ajustada de acordo com a necessidade do Reabilitado e as forças dos seus músculos.  Vantagens dos pesos livres na musculação para emagrecer Amplitude - Trabalha maior amplitude de alguns movimentos, muitas vezes trabalhando grupos musculares que não são trabalhados nos aparelhos. Queima de mais calorias - Com pesos livres existe maior solicitação muscular para manter a postura correta e estabilizar, com isso pode acabar queimando mais calorias durante o treino. Ambiente diferenciado - Geralmente esses pesos livres ficam em outro ambiente, mais amplo, mesmo dentro da academia. Isso pode ser um diferencial se você não gosta da sala dos aparelhos de musculação. Versatilidade -  Os pesos livres oferecem mais versatilidade para fazer qualquer exercício e como alvo qualquer grupo muscular, desde que você use os pesos corretos e necessários.   Desvantagens dos aparelhos na musculação para emagrecer Trabalha menos grupos musculares - Os aparelhos de uma certa forma acabam trabalhando menos grupos musculares do que os pesos livres. Com isso, é preciso se exercitar mais para conseguir os mesmos resultados que conseguiria por exemplo, com halteres e barras. Não adaptados à condição física - Eles não são adaptados à condição física ou ao seu estado de saúde. Dependendo da sua condição, será necessário encontrar uma forma de adaptação para evitar ferimentos e lesões.  Desvantagens dos pesos livres na musculação para emagrecer Riscos de ferimentos - Como os pesos livres não possuem partes fixas, estabilizadores ou acolchoadas, eles podem causar ferimentos se usados da forma incorreta sem instrução ou acompanhamento. Menos desafiadores - Os pesos livres para algumas pessoas podem ser menos desafiadores do que os aparelhos, já que é preciso cautela quanto a carga. Sendo mais fácil se desmotivar fazendo a rotina de exercícios com pesos simples, do que quando está fazendo nos aparelhos, se desafiando mais com os pesos.
(Foto Reprodução: W7 Academia)

Mas afinal, qual a melhor opção?

Como mostramos, tanto os aparelhos de musculação, como os pesos livres tem seus prós e contras. O melhor tipo de exercício, com aparelhos ou pesos, vai variar de acordo com questões individuais, como: objetivo, limitações da pessoa, local de treino, experiência, gosto, etc.

Portanto, não existe melhor e nem pior quando você busca sucesso no seu objetivo, sendo ele emagrecer, hipertrofia, resistência ou fortalecimento. Nosso corpo não reconhece aparelhos ou pesos livres, ele não sabe quando estamos nos exercitando em máquinas ou utilizando barras e halteres. 

O mais importante na musculação para emagrecer é sempre priorizar a técnica correta na hora da execução do movimento e sua amplitude, além da intensidade, alimentação e descanso. Traçe seu objetivo, estipule com seu personal ou instrutor estratégias de treino conforme sua individualidade e Foco!

Desafie seu mundo na W7 Academia, melhor academia da Região de Itajaí!

Categorias

FAÇA SUA