Descubra os benefícios do aparelho elíptico (como usar e treinos aplicados)

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Os exercícios aeróbicos não são mais uma novidade nas academias, mas é sempre bom saber quais são as e alternativas em aparelhos que estão disponíveis nas academias para utilizarmos, além das já conhecidas esteiras e bicicletas ergométricas, não é mesmo?

E uma dessas alternativas disponíveis é o Elíptico, um aparelho de ginástica que está sempre presente nas Academias.

E nos últimos anos os benefícios estão favorecendo a aptidão física de muitas pessoas, e tornando os treinos mais dinâmicos e motivadores.

O aparelho pode atingir diversas regiões do corpo e sua popularidade só tem aumentado, já que é tido como um exercício aeróbico de baixo impacto e pode ajudar você a conquistar a boa forma que deseja, sem se esquecer de cuidar da saúde.

Como funciona e como usar o Elíptico corretamente

O aparelho Elíptico funciona como um simulador de caminhadas, corridas e percursos de bicicleta sem impacto, muito simples de usar, mas temos que ter atenção em usar o aparelho corretamente, veja só:

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  • Ao subir no aparelho, certifique-se de estar com o seu corpo bem alinhado, ficando ereto e estável;
  • Os pés devem ficar firmes e apoiados nos encaixes, totalmente apoiados enquanto você executa o movimento. Eles não podem sair da superfície do aparelho, para que não sobrecarregue os joelhos e tornozelos;
  •  Enquanto estiver fazendo o exercício no elíptico, mantenha o corpo firme e a postura sempre estável. Para que a carga muscular fique nos membros inferiores e superiores;
  • O tronco não deve absorver sobrecarga, ele precisa estar parado e estável;
  •  É preciso cuidar com a carga excessiva nos quadris;
  • O aumento da intensidade no exercício é mais dificultoso quando comparado com uma bicicleta ou uma esteira, por isso comece leve.

Mas não se esqueça, antes de utilizar o aparelho procure sempre um profissional da academia para te orientar e acompanhar se você está executando o exercício de forma correta!

Tipos de treinos no Aparelho Elíptico

O aparelho permite fazer corrida, bicicleta e caminhada, já o tipo de treino vai depender de alguns fatores: Condição física e do seu objetivo.

Se você está iniciando agora as atividades físicas e tem algum problema articular, claro que não pode exagerar. O ideal é começar com uma leve caminhada e depois ir aumentando a intensidade aos poucos.

O elíptico também é usado em treinos regenerativos, muitos atletas se recuperam de alguma lesão articular, através desses treinos no aparelho.

O elíptico permite fazer diversos tipos de treinos, seja para iniciantes, regenerativos e intensos. Tudo vai depender da fase que cada pessoa está em relação as atividades físicas.

Importante ressaltar que você sempre alterne o peso e a intensidade, o indicado é de 20 segundos de forma mais elevada e intensa, e 40 segundos mais leves de pouca intensidade.

Desse modo, você vai aumentando a sua capacidade aeróbica, vai conseguindo ficar muito mais tempo se exercitando no aparelho, efetivando cada dia mais seus resultados.

Benefícios de fazer exercício no Elíptico

1 – Baixo Impacto sem riscos de lesões

Um estudo feito na Universidade de Missouri comprovou que o Elíptico gera menores impactos às articulações, se compararmos com a esteira por exemplo.

O criador do aparelho desejava criar uma máquina que colocasse menos pressão sobre as articulações, pensando principalmente nos idosos.

Benéfico pelo seu baixo impacto para aquelas pessoas que sofrem com varizes, obesidades, doenças como osteoporose, artrite e outras doenças ósseas e articulares.

O Elíptico não causa pressão excessiva nas articulações, diminuindo as lesões de impacto. Por este motivo, algumas pessoas com certas lesões podem utilizar este aparelho sem medo, como uma forma muito boa e eficiente de praticar o seu aeróbico.

2- Fortalecimento dos quadríceps e Isquiotibiais

Um dos benefícios do Elíptico é fortalecer significativamente os quadríceps, melhorando coordenação, através de sua grande utilização.

Já nos isquiotibiais (conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa), o fortalecimento é através da execução do movimento de forma inversa, passos e passadas para trás.

O fortalecimento estende-se por toda a perna, favorecendo a resistência e induzindo ao alinhamento correto.

3- Mais Equilíbrio e Coordenação Motora

Recomenda se que as mãos sejam sempre mantidas no corrimão, movendo se de forma mais segura, exercitando as pernas de forma mais eficiente.

Porém, você pode praticar algumas pequenas variações de exercícios, invertendo a direção dos pedais e revezando o apoio das mãos sobre o corrimão, com isso, favorecendo o equilíbrio corporal.

No 1º mês de prática no Elíptico você notará evolução na sua capacidade de equilíbrio e coordenação motora, já que você ao executar o exercício no aparelho, mantêm as pernas e os braços em movimento, além de não perder a atenção com a respiração coordenada.

4- Emagrecimento

É bacana e agradável buscar pela estética que gostamos de ver no espelho, mas não podemos esquecer do mais importante, que é a sua saúde.

O Elíptico é um ótimo aliado para aqueles que querem perder algumas calorias, pois com apenas 30 minutos de exercício, é possível perder aproximadamente até 400 calorias.

Obviamente que essas calorias podem varias de acordo com o seu peso, e aliado com uma alimentação saudável.

A intensidade do exercício também pode interferir nessa queima de calorias, por isso, é importante aumentar a resistência do aparelho, que aumentada, gera mais energia gasta.

5- Fortalecimento também dos membros superiores

É bacana e agradável buscar pela estética que gostamos de ver no espelho, mas não podemos esquecer do mais importante, que é a sua saúde.

O Elíptico é um ótimo aliado para aqueles que querem perder algumas calorias, pois com apenas 30 minutos de exercício, é possível perder aproximadamente até 400 calorias.

Obviamente que essas calorias podem varias de acordo com o seu peso, e aliado com uma alimentação saudável.

A intensidade do exercício também pode interferir nessa queima de calorias, por isso, é importante aumentar a resistência do aparelho, que aumentada, gera mais energia gasta.

6- Fortalecimento também dos membros superiores

Os benefícios do Elíptico não atingem só os membros inferiores (pernas), muito pelo contrário, os movimentos feitos sobre o aparelho exigem movimento dos braços, ombros, tríceps, tórax, bíceps e costas, todos de forma simultânea ao seu treino cardiovascular, envolvendo todo o corpo.

Além disso, a postura ereta possibilita que você utilize melhor os músculos, o que podemos chamar de treinamento postural.

Podemos dizer que o exercício no Elíptico trabalha todo o seu corpo com uma carga horária menor.

7- Capacidade aeróbica

O aumento da capacidade aeróbica é muito importante para a atividade física, se a capacidade for alta, você será capaz de realizar atividades por mais tempo e não ficará com aquela falta de ar que tanto incomoda.

Esse é um dos principais benefícios do Elíptico, aumentar a sua capacidade aeróbica, aumentando seu ritmo cardíaco.

Praticando de 20 a 30 minutos, pelo menos 2x por semana, você já irá notar o aumento da sua resistência aeróbica a partir da 3ª semana.

8- Ativação dos músculos

Profissionais da área física comprovam que ao optar pelos benefícios do Elíptico, você pode contar com uma maior ativação muscular durante a execução do exercício, principalmente na região glútea, parte externa do quadril.

Concluindo que, se você quer construir bumbum e quadris mais fortes, o Elíptico pode ser um ótimo aliado, e ainda preserva o seu tendão de lesão.

9Potencializa os efeitos em outras atividades físicas

Incluindo o Elíptico em sua lista de aeróbicos, ele ajudará a potencializar sua força em outras atividades físicas, ou seja, seu condicionamento vai evoluir.

As passadas de maiores comprimentos podem maximizar os efeitos esperados por essa prática.

Os benefícios cardiorrespiratórios, musculares e afins, melhoram o suporte e favorecem um melhor comportamento corporal para as demais atividades físicas.

10- Ajustável à sua rotina de treinos

Podemos concluir que o Elíptico ajuda você a se exercitar de forma completa, e que apenas meia hora por dia pode ser o suficiente para seu organismo, se adaptar, se manter equilibrado e trazer resultados.

Não demanda de horas na academia e nem atrapalha suas outras atividades físicas, mas sim complementa seus treinos e otimiza seus resultados.

Você já sabia de todos esses benefícios do Elíptico para o seu corpo e saúde?

Conhecendo mais sobre o Elíptico, como ele funciona, tipos de treinos e seus benefícios, fica fácil concluir que ele é uma ótima opção de aeróbico que você pode ajustar facilmente sem medo à sua rotina de treinos!

Saia da sua zona de conforto, desafie o seu mundo na W7 Academia!

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