OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO (e como ela diminui sintomas da depressão)

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Além dos benefícios estéticos, a sua saúde será recompensada, veja o porquê.

A prática da musculação ainda é vista por muitos apenas como uma maneira de aumentar massa muscular, e quando o assunto é exercício com peso, soa aquele pequeno alarme, não é mesmo? Seria preconceito?

Não tenha, acredite, a musculação é fundamental para uma vida com mais saúde! Os exercícios de resistência, como é o caso da musculação, são tão importantes para uma vida saudável como andar de bicicleta e caminhar, entre outros.

E mesmo com o aval e amparo da comunidade científica mundial, a musculação ainda é vítima de preconceitos, dizendo até que a prática não é segura.

“Pesquisas feitas por Universidades de ponta dos Estados Unidos provam que os exercícios com peso bem orientados trazem benefícios para todo mundo, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos”. Afirma José Maria Santarem, coordenador do Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (Cecafi), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Além dos benefícios estéticos, a sua saúde será recompensada, veja o porquê:

Melhora a postura corporal

A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas.

Diminui a quantidade de gordura

Quando a musculação é praticada de forma regular, acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar gordura e aumentar a massa muscular, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto calórico durante todo o dia, mesmo parado.

Tonifica os músculos

A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura, que além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo.

Mas lembrando, que para os músculos ficarem mais durinhos, é preciso ter uma hidratação correta e alimentação balanceada.

Diminui o risco de Diabetes

A prática da musculação diminui o risco de diabetes porque o organismo passa a utilizar a glicose como fonte de energia e o açúcar que se encontra em excesso no sangue, passa a ser armazenado na forma de glicogênio, que é utilizado em outros processos metabólicos, por exemplo.

Aumenta densidade óssea

Aumentar a densidade óssea com a musculação, quer dizer que, torna os ossos mais resistentes, consequentemente diminuindo chances de fraturas, ou até mesmo uma possível osteoporose, muito comum em pessoas mais idosas ou mulheres na menopausa.

Estimula e Regula os Hormônios

Na musculação que é um treinamento de força, ocorrem alterações na dinâmica do sistema endócrino, ou seja, hormonal. Isso, se dá devido ao aumento dos níveis de GH (sigla do hormônio do crescimento), testosterona, fator de crescimento similar à insulina (IGF-I) e da insulina; e também pela diminuição do cortisol e das citocinas.

Em suma, o corpo no treino de musculação requisita mais IGF para construir músculo, devendo levar em conta que nos homens há uma secreção maior de testosterona e nas mulheres de progesterona e estrogênio.

Melhora o condicionamento cardiorrespiratório

Quanto mais fizer a musculação de forma intensa, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório. Regulando assim, a pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardíacas, como por exemplo a aterosclerose.

Combate problemas emocionais, como a Depressão

Por promover a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação acaba sendo uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir sintomas da ansiedade, e até mesmo combater a Depressão!

Citamos aqui apenas alguns dos benefícios da musculação já comprovados, pois, os benefícios da musculação são inúmeros.

E vão muito além da estética, trazendo saúde, qualidade de vida e mudando patologias!

Como a Musculação pode diminuir os sintomas da depressão

Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a Depressão, ela afeta parcela da população de todas as idades e de diferentes estilos de vida.

Entre os sintomas mais evidentes encontram-se as mudanças de humor, perda de interesse e prazer nas atividades, sentimento de culpa, perda de autoestima, distúrbio do sono, de apetite, perda de energia e falta de concentração. Pesquisas realizadas desde os anos 90 concluiu que pessoas s que fazem atividade física como a musculação, tem menos chances de adquirirem patologias como a Depressão. 

E os pacientes já com depressão tratados com exercícios físicos, têm mais sucesso no tratamento contra a depressão e menos chances de recaídas, quando comparados a grupos que não praticam nenhuma atividade física, tratados somente com medicação.

Vale ressaltar que em longo prazo a atividade se feita diariamente, só agrega, de forma que, isso passa a ser um novo vício, ou seja, uma troca de um negativo para um positivo.

Segundo especialistas, como médicos psiquiatras e professores de educação física, isso se deve a liberação pelo sistema nervoso central de endorfinas, que causam sensação de bem-estar que permanece por várias horas depois de encerrado o exercício.

Proporcionando benefícios físicos e psicológicos como:

1. Diminuição da insônia;

2. Diminuição da tensão;

3. Melhoria da estabilidade emocional;

4. Imagem corporativa positiva;

5. Aumento da positividade;

6. Auto- controle psicológico;

7. A melhora do humor e bem-estar;

8. Interação social positiva;

9. Benefícios cognitivos

10. Estabilidade Hormonal

Não resta dúvidas que a musculação por promover a liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, se torna um forte aliado contra a depressão.

Na vida temos dias bons e ruins, temos que enfrentar diariamente grandes desafios, e criar coragem para ser mais. A decisão sempre é nossa.

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