Como conciliar alimentação e treino com as festas de fim de ano?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Como conciliar alimentação e treino com as festas de fim de ano?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Tempo de Leitura: 5 minutos

Iniciando o mês das Festas de fim de Ano como você pode conciliar alimentação e treino, mantendo a boa forma e estilo de vida saudável, minimizando os prejuízos? Vai jogar fora todo esforço realizado ao longo do ano?

Acontece que nessa época há confraternização do trabalho, almoços, jantares dos amigos e familiares. Esses eventos geralmente ocorrem durante a semana, e isso que nem chegou o final de semana ainda.

Com isso, você acaba aumentando sua ingestão calórica e reduzindo sua prática de atividades físicas, comprometendo seus treinos e toda sua alimentação.

A boa notícia é que você não precisa “fugir” desses eventos, desde que, claro, saiba conciliar alimentação e treino.

Quer dicas para não perder o rendimento criado o ano inteiro? Então continue a leitura!

Palavra de ordem: Moderação

Natal e Ano Novo, e todo mundo estará, por exemplo, se deliciando com um belo panetone. Não é porque você tem ou adotou recentemente, um estilo de vida mais saudável com rotina de treinos e uma alimentação equilibrada, que não poderá aproveitar essa delícia típica de festas de fim de ano.

O importante é sempre ter moderação!

O mesmo acontece nas confraternizações desse período. Aproveite as delícias desse momento, mas evite o exagero. Reduza as porções e, se houver alguns pratos que são extremamente calóricos, opte por um deles para dar mais “ênfase”, incluindo outras opções mais saudáveis e fazendo um bom balanço.

Não deixe de fazer exercícios

Ainda que o fim de ano seja uma época corrida, é importante que você mantenha sua rotina de exercícios. Nessa época, você precisa fazer o contrário, aumentar o gasto calórico, já que irá comer e beber mais do que o habitual.

Como- conciliar- alimentação- e- treino-com- as -festas-de- fim- de- ano
Foto: Reprodução Pinterest

Nessa época é bem normal reduzir a prática esportiva para estar presente as confraternizações e para a compra dos presentes. Mas, com organização e boa vontade, podemos manter o equilíbrio e conciliar os treinos e alimentação e não deixar de participar das confraternizações de final de ano.

Mesmo que você esteja sem tempo, tente ao menos fazer uma caminhada pelo seu bairro, ou uma corrida no parque, por exemplo. Além de manter o físico em dia, conciliando sua rotina de treinos, você também cuidará da sua mente, já que essa época de festas pode ser um período bem estressante para algumas pessoas.

Para aqueles que possuem acompanhamento individualizado, e treine em academia, converse com o seu professor para adequar os treinos nesse período.

Atenção com as Bebidas alcoólicas

Muita gente nem imagina, mas as bebidas alcoólicas também podem ser extremamente calóricas, além de desidratar, desajustar, todo o nosso organismo. É claro que uma taça de champanhe não colocará em risco todo o seu plano alimentar, mas evitar exagerar é muito importante.

Uma lata cerveja (350ml), por exemplo, tem: 150kcal, e uma taça de vinho tinto (175ml): 140 kcal.  Opte por bebidas menos calóricas, como o espumante, vinhos, que, além de tudo, é rico em resveratol – substância que ajuda a proteger o coração.

alimentação-e-treinos-festas-fim-de-ano
Foto: Reprodução Pinterest

Se beber, tente intercalar as bebidas alcoólicas com copos de água. Isso ajuda a manter o seu corpo hidratado e evita aquela famosa e terrível ressaca.

Cuidado com Petiscos

Cuidado com os petiscos de bar, evite frituras e grandes excessos. Sugestões: espetinhos, brusquetas, carpaccios, ceviches, caldinho de feijão, filé aperitivo. Faça escolhas saudáveis.

Evite beliscar

Durante os preparativos das ceias de festas de fim de ano, um hábito que pode atrapalhar muito a sua dieta é ficar beliscando enquanto prepara os alimentos. Isso pode fazer com que, ao final do dia, você consuma muito mais calorias do que normalmente consumiria, colocando em risco todo o seu plano alimentar.

alimentacao-festas-final-de-ano
Foto: Reprodução Pinterest

Experimente apenas o imprescindível, manter as refeições dentro do habitual também ajuda você a não sentir fome e nem ficar beliscando até o horário da ceia.

Consulte seu professor e nutricionista

Nessas datas festivas, a comida possui simbolismo e tradições familiares, são preparações especiais feitas carinhosamente, portanto nestes dias é que devemos aproveitar e comer o que realmente gostamos, mas sempre com moderação e sem culpa.

Por isso, é importante um planejamento de treinos e alimentação neste período, e esses dois profissionais, serão grandes aliados para minimizar os estragos das festas de fim de ano.

Planejamento alimentar entre as Festas de Confraternização

Organize a sua semana, siga a sua rotina de alimentação, já haverá muitas exceções, portanto, organize os demais dias. Se a confraternização for à noite, mantenha o controle ao longo do dia até o momento do evento. Retome a rotina alimentar como se nada estivesse acontecido. Volte ao controle e a organização.

Apesar de todas essas dicas, nem sempre será possível evitar os exageros. Afinal, esse é um período único no ano, familiar e de confraternizar com os amigos, e é importante participarmos de todas as celebrações.

Contudo, retome a rotina de alimentação e treinos o mais rápido possível, evitando continuar se alimentando de forma desregrada, e sem exercícios físicos nos períodos que se seguem.

Muitas pessoas pensam que, por terem deixado os hábitos saudáveis de lado por uns dias, o problema já está instalado e não há mais o que fazer a não ser retomar os velhos e maus hábitos de sempre.

Mas, isso não é verdade. Uma alimentação saudável para corpo e mente, também inclui algumas “escapadas da rotina” em determinados momentos, porém, essas são ocasiões especiais e logo os hábitos saudáveis devem ser retomados.

Pós festas de fim de ano

Nos dias após as festas de fim de ano, aproveite para cuidar do seu corpo, ajudando-o a eliminar todas as toxinas e os exageros desse período, investindo em alimentos mais leves, como: sucos e chás, carnes brancas (como frango e peixe), verduras, legumes, frutas e, claro, muita água.

Cuidando da alimentação e retomando as atividades físicas habituais, rapidamente o seu corpo voltará ao ritmo de antes e você não precisará fazer grandes sacrifícios e restrições.

O importante é sempre tentar se alimentar com moderação e aproveitar esse período de confraternização.

Afinal, ter hábitos saudáveis também está aliado a uma mente sã, algo que só é possível interagindo e socializando com as pessoas que amamos e que são importantes na nossa vida.

E, então, você gostou das nossas dicas de como conciliar alimentação e treino com as festas de fim de ano? Aproveite e se organize, conheça o nosso novo Plano W7 PREMIUM que tem tudo o que você precisa para manter seus treinos, alimentação e não perder o foco no fim de ano:

  • Avaliação física
  • Avaliação Nutricional
  • Prescrições de Treinos
  • Área de musculação completa
  • Aulas coletivas
  • Cadeira de massagem

Tudo isso por apenas 12x 89,90 (plano anual). Faça sua matrícula no Site: www.w7academia.com.br garanta sua vaga e ainda ganhe taxa zero!

Categorias

controle-obesidade-w7-academia

8 passos para controlar a obesidade

Tempo de Leitura: 4 minutos A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado geralmente pelo consumo exagerado de calorias na alimentação superior ao valor usado pelo organismo para

LEIA SOBRE »

FAÇA SUA