Remada na máquina: benefícios e erros comuns

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um exercício altamente eficaz para fortalecer as costas e melhorar a postura na academia, a remada na máquina é um movimento seguro e acessível para praticantes de todos os níveis. Além disso, oferece uma ampla gama de benefícios para o corpo e a saúde. 

Contudo, é necessário ter atenção na execução correta para obter resultados satisfatórios e evitar dores e lesões.

Principais benefícios da Remada na Máquina

A princípio a remada na máquina é excelente para melhorar a postura, fortalecer a região dorsal e realinhamento dos os ombros e o peito. Além disso, é ideal para quem deseja um corpo em formato “V”, com o tronco mais largo e a cintura mais fina. Porém, existem 5 principais partes do corpo que a remada na máquina fortalece, são elas:

  • Bíceps braquial
  • Trapézios
  • Romboides
  • Deltóides posteriores (ombros)
  • Grande dorsal (latíssimo do dorso)

Economize Tempo com Eficiência

A remada na máquina é um exercício multiarticular que recruta também os músculos dos braços para auxiliar no movimento. Isto é, pode permitir a eliminação de exercícios isolados para o bíceps, como a rosca direta, dependendo do seu objetivo, plano de treino na musculação, ou até mesmo em um dia que você não tem muito tempo para treinar. 

Dessa forma é uma alternativa que contribui para otimizar o tempo na academia.

Como fazer Remada na Máquina

  • Sente-se no aparelho com os pés fixos, no chão ou na base do equipamento.
  • Regule a altura do banco para conseguir posicionar o apoio do tronco entre a porção superior do abdômen e o peitoral.
  • Faça o ajuste do peito de forma que seu braço fique estendido ao segurar as manoplas.
  • Mantenha a coluna reta e a cabeça para frente.
  • Puxe as manoplas ao mesmo tempo que contrai os músculos das costas e flexione os cotovelos juntos ao tronco, até a linha dos ombros.
  • Una a escápulas no final do movimento e deixe o abdômen bem contraído o tempo todo para estabilizar a coluna.
  • Ao final retorne os braços a posição inicial em um movimento contínuo, até que os cotovelos fiquem estendidos.

Erros comuns na execução da Remada na Máquina

Saiba o que não fazer durante a remada na máquina para evitar lesões e dores após o treino:

Curvar as costas

Durante a execução do exercício remada na máquina, a coluna não deve se curvar para frente, nem para trás, pois isso tende a sobrecarregar a lombar e causar desconfortos. Se perceber que isso está ocorrendo, reveja se o peso não está excessivo e lembre-se de manter o abdômen contraído o tempo todo.

Cotovelos ultrapassando a linha dos ombros

Não puxe além do limite, ou seja, evite que os cotovelos ultrapassem a linha dos ombros. Pois, apesar de não ser exatamente um erro, mas quando ocorre existem grandes chances de flexionar os punhos ou curvar a coluna para trás, o que pode causar dores e até mesmo criar uma pressão desnecessária nas vértebras.

Desencostar o peito do aparelho

Evite tirar o peito do apoio, a menos que seja intencional, pois isso pode indicar que está utilizando muito peso. Isso altera o foco dos músculos que deseja trabalhar, colocando mais pressão nos paravertebrais e aumentando o risco de dores lombares em alunos menos experientes ou sem preparo físico adequado.

Contrair os ombros

Mantenha na remada na máquina, os ombros relaxados, levemente para trás e para baixo, para evitar sobrecarregar o trapézio. Caso contrário, o grande dorsal pode ser menos ativado e aumentam as chances de contraturas devido à sobrecarga nessa região.

Movimentos bruscos

Concentre-se em um movimento contínuo durante o exercício para recrutar mais fibras musculares e alcançar resultados mais eficazes.

Utilizar o bíceps como músculo principal

Ao puxar a carga, concentre-se em utilizar principalmente os músculos das costas para gerar a força necessária. Embora os músculos dos braços, especialmente os bíceps, auxiliem no movimento, eles não devem ser os principais responsáveis pela execução.

Por fim, segundo especialistas, não há contraindicações para a remada na máquina. Até mesmo gestantes podem praticar, desde que sob supervisão profissional! No entanto, é recomendado evitar o exercício quem possui lesões pré-existentes nas regiões envolvidas, como, ombros, cotovelos, punhos e lombar, ou consultar um especialista antes de começar.

Sendo assim, aproveite todos os benefícios da remada na máquina e outros exercícios na W7 Academia. Nossa equipe de profissionais está pronta para te acompanhar e garantir que seus treinos sejam realizados com segurança e eficiência.

Vem desafiar seu mundo e transformar sua rotina de exercícios!

Últimas postagens

FAÇA SUA