A Hipertrofia Muscular envolve o aumento do músculo através do crescimento dos componentes das células. A hipertrofia que consiste no ganho de massa muscular, ocorre quando o músculo faz determinado esforço, por exemplo, quando é feito o treino de musculação, os seus músculos acabam sofrendo pequenas lesões em suas fibras.
O processo de “lesão” das fibras musculares acontece devido ao estresse muscular, que pode ser devido à sobrecarga, ou seja, devido à realização de exercícios com uma carga maior a que os músculos estão acostumados, o que provoca um processo de adaptação muscular e resulte em hipertrofia.
Esse processo de estresse do músculo pode ser percebido pela sensação de queimação do músculo durante o exercício ou após a realização dele. Essa sensação é causada por conta do inchaço das células musculares pelo acúmulo de sangue, glicogênio e outras Substâncias no seu interior.
Quando há novas proteínas e miofibrilas se formando, ficando cada vez mais espessas e em maior número, formam os músculos grandes e tão desejados, a famosa hipertrofia muscular. A hipertrofia pode ser conquistada por qualquer pessoa, desde que siga um plano de treino adequado, aliado com uma alimentação correta para alcançar seu objetivo, e o mais importante, que tenha o descanso correto de no mínimo 24 horas, antes de trabalhar aquele grupo muscular novamente.
“Hipertrofia muscular não ocorre durante o treino, mas sim durante o descanso!”
Como ter o corpo dos sonhos com hipertrofia muscular
Será que, é só ficando horas na academia, que você irá conquistar a tão sonhada hipertrofia e todos os seus benefícios, como um corpo dos sonhos?
Saiba que não é tão simples assim! O processo saudável de hipertrofia leva tempo, precisa de equilíbrio entre os fatores responsáveis pelos resultados físicos. Apenas o treino não é suficiente!
O que comer para ganhar hipertrofia
Como qualquer dieta, ela dever ser feita por um profissional nutricionista, e adequada a cada pessoa. Basicamente essa dieta consiste no consumo de mais caloria do que se gasta, sendo normalmente rica em proteínas, pois auxiliam no processo de recuperação das fibras musculares. É importante também, consumir carboidratos e gorduras boas, para gerar energia na hora do treino, que deve ser realizado de forma intensa e você ainda ter disposição ao longo do dia.
Como deve ser o treino para hipertrofia
O treino deve ser feito por um profissional de educação física qualificado e adequado de acordo com as características de cada pessoa. Geralmente o treino para hipertrofia é feito de maneira intensa, no mínimo 3 vezes por semana e usando cargas elevadas, para que potencialize o processo de hipertrofia.
“É importante que os exercícios para hipertrofia trabalhem o corpo todo, mas atentando-se ao descanso de pelo menos 24hs para que o grupo muscular trabalhado possa se recuperar.”
Um grande erro que as homens e mulheres comentem quando se trata de hipertrofia é treinarem apenas membros superiores ou só membros inferiores. A longo prazo isso pode resultar assimetria do corpo, dores nas costas, problemas osteoarticulares, entre outros.
Treine todos os membros, superiores e inferiores!
Importante: O processo para se obter a hipertrofia não é da noite para o dia. Podemos chutar que, para aparecer os primeiros resultados, seria de aproximadamente 6 meses, mas claro, isso depende do biótipo de cada um e a carga genética. Portanto, se não for realizado o treino corretamente, ou seja, os exercícios de forma correta, com regularidade, não se alimentar adequadamente e não descansar, este tempo pode ser muito maior.
Check List da Hipertrofia Muscular
1. Faça exercícios específicos para hipertrofia;
2. Aumente carga, mas não exagere;
3. Saia da zona de conforto;
4. Treine até atingir a fadiga;
5. Treinos curtos e intensos;
6. Suplemente caso seja necessário;
7. Treine grupos musculares em dias diferentes;
8. Escolher o treinamento apropriado;
9. Controle sobre tempo de treino;
10. Treine regularmente;
11. Deixe os músculos descansarem;
12. Alimente-se de forma adequada ao objetivo;
13. Saiba sempre o que comer antes e depois do treino;
14. Durma bem;
15. Beba bastante água
Colocando essas dicas valiosas em prática, com certeza você estará mais próximo de conseguir a tão sonhada hipertrofia, com o corpo dos seus sonhos. Mas, fique atento – se você nunca fez um treino de hipertrofia antes, não adianta querer começar em um ritmo intenso e forçar excessivamente os músculos.
O começo tem que ser lento e progressivo, repetimos, hipertrofia não é algo fácil a se alcançar e existem diversas formas para a hipertrofia muscular, que se baseiam em diversos métodos de treinamento. Conhecer o mais adequado às suas necessidades, traz os melhores resultados.
É fundamental manter o estímulo, persistência e força de vontade!! Mantenha-se focado, vem pra W7 Academia!