A importância da respiração correta durante o exercício físico

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Primeiramente é importante que você saiba que o jeito de respirar corretamente de um modo geral é essencial. Existem basicamente, duas formas comuns de respirar: pelo tórax e pelo diafragma.

Ressaltando, que a prática de movimentos corporais, podem exigir maior ventilação no organismo, por isso, durante o exercício físico, a respiração adequada torna-se ainda mais importante, pois ela influencia na atenção, no foco e consequentemente nos resultados a longo prazo dos exercícios.

De um modo geral, respirar pelo nariz é mais saudável, o ar chega mais quente, puro e úmido aos pulmões. Mas, durante o exercício físico, o nariz muitas vezes, não é capaz de atender a ventilação sozinho. Por isso, a forma de respirar mais saudável e indicada para as mais diversas práticas de exercícios físicos é a respiração pelo diafragma.

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Que é um tipo de respiração simples, que auxilia no controle dos níveis de estresse e das funções que demandam mais da respiração, como por exemplo o canto e o próprio exercício físico.

A respiração correta durante o exercício físico feita pelo diafragma é tão importante que um estudo feito por Kolar, chegou a mostrar que a falta de coordenação do diafragma e dos músculos abdominais podem comprometer a estabilidade e causar disfunções na coluna lombar.

Segundo este estudo de Kolar, o diafragma é um dos principais músculos da estabilidade do core, mostrando que o diafragma é o primeiro que se contrai, logo em seguida, os músculos da parede abdominal. Sendo essencial que ocorra dessa forma, pois se a parede abdominal se contrair antes, ela impede que o diafragma desça de forma correta e tenha uma estabilização adequada do core.

Veja o processo:

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Além disso, o diafragma pode desempenhar 2 funções ao mesmo tempo: estabilização e respiração, em conjunto o diafragma e o transverso abdominal auxiliam para o controle respiratório e postural.

Porém, não queremos dizer que para todos os tipos de exercícios, exista apenas uma forma correta de respiração. Então, vamos abordar aqui de uma forma mais detalhada, alguns treinos praticados nas academias e a respiração adequada para eles, consequências da respiração incorreta na pratica de exercícios e os benefícios da respiração correta.

Para que você possa adequar a sua respiração de acordo com o tipo de exercício físico que você pratica, melhorando assim, sua saúde, seus treinos e seus resultados.

Respiração nos treinos Aeróbicos

Nos treinos aeróbicos, que podem ser diversos, mas vamos citar aqui como exemplo, a dança e a corrida, esses não exigem uma respiração específica. Você deve respeitar o que o seu corpo pede, procurando sempre executar os movimentos de inspiração e expiração de acordo com o ritmo e intensidade do exercício.

O mais importante mesmo é respirar a todo momento, fazer sempre a respiração diafragmática (abdominal), e quando necessário, use a boca como auxilio para maior ventilação.

Respiração nos treinos de força

Nos treinos de força como por exemplo a musculação, o ideal é sempre expirar no momento da execução do esforço e inspirar no retorno, porque durante a expiração os músculos se contraem e promovem maior sustentação para o corpo na execução do movimento.

Garantindo a efetividade dos exercícios, podendo se dizer que a respiração complementa a mecânica do movimento realizado e seus efeitos nos músculos.

Respiração nos treinos de Relaxamento

Treinos relaxantes como por exemplo, pilates e yoga, são cada vez mais praticados, nesse tipo de exercício físico, a respiração é fundamental e parte de toda a sua execução de uma forma ainda mais direta.

Nesses exercícios, deve-se buscar a respiração mais profunda, esvaziando todo o diafragma na expiração antes de iniciar a inspiração. Como na musculação, o ideal é expirar durante a realização do movimento e inspirar na sua preparação.

Consequências da respiração incorreta durante o exercício físico

Você já parou para pensar o que acontece se você respirar de forma incorreta enquanto pratica exercícios físicos? Não? Então vamos te explicar:

A respiração incorreta durante o exercício físico, além de reduzir ou até mesmo, anular os efeitos dos movimentos praticados, você poderá sofrer com muitas dores laterais, que são causadas por uma espécie de câimbra no diafragma e fadiga, devido a ventilação e oxigenação insuficientes no organismo.

Inclusive o médico Dr. José Wilson Ribas conhecido no meio como Dr. Ribas é graduado em medicina pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – FACIPLAC (DF). Pós Graduado em Ortomolecular, Nutrigenômica e Envelhecimento Saudável – FAPES, ministrado pelo Dr. Efraim Olsewn, em São Paulo. Atende em sua clínica em Brasília com foco em medicina preventiva integrativa, dentro de uma visão holística e com a permanente preocupação em atingir e manter o equilíbrio do organismo.

Alerta: Pessoas com respiração incorreta na prática de exercícios, com capacidade limitada de contração do diafragma para estabilização possuem risco maior de sentir muitas dores nas costas. Ao respirar de forma incorreta seu corpo pode entrar até em colapso. 

Um dos primeiros sintomas é a cabeça latejante por causa do aumento da pressão arterial e do esforço do coração. A deficiência de ar adequado reduz a capacidade de oxigenar os músculos e gera um desconforto que pode resultar em perda da consciência.

Por isso, fica o alerta – Evite se distrair e conversar durante o exercício, se concentre no movimento, encare cada ato de inspirar e expirar como um movimento integrado ao exercício.

Benefícios da respiração correta durante o exercício físico

Respirar de forma correta durante o exercício físico reduz a tensão nos músculos respiratórios, melhora o foco e atenção. Levando ao aporte adequado de oxigênio as células, retirando o gás carbônico, que precisa ser eliminado para não poluir o organismo.

Ajuda você a melhorar sua postura, evitando dores nas costas, melhora sua performance durante o treino. Não há dúvidas de que a respiração correta na prática de exercícios influência na melhoria da saúde.

E lembre-se sempre, que o oxigênio é um dos fatores que ajudam a manter a consciência e inclusive a converter gordura e carboidrato acumulado no músculo em energia, se respirar de forma incorreta, esses processos serão prejudicados.

A respiração quando feita corretamente de acordo com o exercício físico auxilia não só de forma efetiva, mas também auxilia na saúde, no bem-estar e relaxamento!!

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Preste sempre atenção ao modo como você respira praticando exercícios físicos, de hoje em diante, você está preparado para respirar corretamente durante seus treinos!

A nossa função aqui é sempre informar!!!

Apenas profissionais habilitados da área, como médicos, fisioterapeutas e educadores físicos, podem te habilitar a praticar exercícios físicos, podem prescrever exercícios e te orientar como executá-los, incluindo te ensinando o controle da respiração.

Qualquer dúvida sobre a respiração correta e adequada ao seu treino nossa Academia e educadores físicos estão preparados para auxiliá-los!!

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