Porque Dançar faz bem?

Tempo de Leitura: 2 minutos
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dançar faz bem ao corpo, a alma e a mente, além de ser uma atividade física que ajuda a ficar em dia com a balança, dançar é divertido, terapêutico e espanta o estresse do dia a dia, aumentando aquela sensação de bem-estar. Médicos do esporte explicam, que dançar pode ser uma ótima atividade física, que envolve som e ritmo, que exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio de gestos, posturas e movimentos.

Trabalha vários músculos do corpo, sendo uma combinação de diversos exercícios, como por exemplo, os aeróbicos e resistência. São inúmeras modalidades: Zumba, Balé, Ritmos, Fit dance, Jazz, dança de Salão e diversas outras, mas todas as modalidades possuem algo em comum, fazem um bem enorme a saúde. Além de ser uma atividade, democrática, ou seja, dançar é para todas as idades, não se prenda as faixas-etárias, a idade nunca será um fator que atrapalhe quem deseja ingressar no universo das aulas de dança.

Cabe aos profissionais adaptarem os passos ás limitações físicas que cada aluno possa ter. A dica é – escolher o estilo de dança que mais te agrada, não apenas pelo gasto calórico proporcionado, lembre-se dançar tem que ser prazeroso e divertido!

Benefícios da Dança para o corpo

Médicos ressaltam que, bastam alguns minutos de exercício para a respiração e a frequência cardíaca aumentarem, o que ajuda na queima de gordura, trabalha vários músculos do corpo. Faz bem para o coração e condicionamento físico, além de melhorar o alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.

Quanto ao equilíbrio melhora porque, ao dançar a pessoa trabalha braços e pernas ao mesmo tempo, e além de pensar no espaço que usa no momento, ativa automaticamente áreas do cérebro. Podendo ser um ótimo recurso principalmente para idosos, pois reduz o risco de quedas, comuns por causa de doenças como a osteoporose.

Por último, ressaltam que a aula de dança, pode ser grande aliada no tratamento de doenças, como por exemplo câncer de mama e pacientes com sequelas de AVC, até mesmo pessoas com diabetes e colesterol altos, podem ter melhoras na doença, se fizerem um tratamento adequado, aliado a aulas de dança, mas claro, sempre bem orientada e acompanhada por um profissional.

A Dança favorece o bem estar físico, mental, emocional e social

A biodança e dança circular, como Práticas Integrativas no SUS, foram reconhecidas, em março de 2017 e passaram a ser serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São práticas que auxiliam o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, a trabalhar a concentração, a memória e a coordenação motora. São vivências integradas que, por meio da música, canto, dança e atividades em grupo, favorecem o bem- estar físico, mental, emocional e social.

Por tudo isso, não restam dúvidas que Dançar faz um bem danado. Agora é só escolher o ritmo que você mais gosta, deixar seu corpo solto, respeitando seus limites e se divertir. Todo mundo sabe dançar, basta começar.

A W7Academia, sua academia em Itajaí, oferece aulas de dança, como a aula de Ritmos e Fit dance, escolha a sua. Quem Dança é mais Feliz!

Categorias

FAÇA SUA