Você passou meses antes das férias se dedicando nos treinos e na alimentação saudável, para manter a forma, então não há motivos para jogar fora todo o caminho percorrido e voltar à estaca zero.
Não importa se você vai viajar ou ficar em casa, confira 5 dicas infalíveis para se manter ativo (a) e saudável durante as férias para que não bata o arrependimento no mês seguinte.
1. Encontre maneiras divertidas e criativas para se exercitar
É possível que neste ano você não tenha planejado uma viagem e passe as férias em casa, mas isso não pode ser uma desculpa para não manter a forma. Você sabia que dá para encontrar maneiras únicas e divertidas de se exercitar, interrompendo sua rotina de casa?
Uma vez que, exercícios eficazes não se limitam somente a academia, experimente ir ao parque perto da sua casa, ou uma rua de lazer, caminhar, andar de bicicleta, andar de pedalinho, pular corda ou correr para acelerar o ritmo cardíaco.
Manter-se ativo com a sua família também pode ajudar a criar memórias duradouras, especialmente se for algo que você normalmente não faria em casa.
Você não precisa de academia
É bem provável que você não queira passar nas suas férias muito tempo na academia, e dependendo de onde você estiver, talvez nem tenha uma academia e isso não é um problema. Você pode pedir com antecedência para o seu personal ou professor da academia um treino personalizado que não exija espaço ou equipamentos.
Assim, você conseguirá manter a forma, fazendo seus treinos, seja dentro de um quarto de hotel ou ao ar livre, como, por exemplo, em uma praia.
2. Experimente novas atividades
As férias também podem ser um bom momento para experimentar novas atividades físicas para manter a forma. Isto é, explore as opções disponíveis do lugar que você esteja, como: passeios a cavalo, trilhas, caiaque, aulas de surf e por aí vaí. As possibilidades podem ser muitas e você estará além de se divertindo se mantendo ativo(a).
3. Levar seu próprio equipamento
Embora, praticar exercícios para se manter em forma não seja uma obrigação, mas sim, um complemento essencial de saúde, bem estar físico e mental. Levar acessórios de treino para uma viagem de férias como, por exemplo, corda, elásticos, etc. Pode ser um belo incentivo motivacional.
4. Equilíbrio na alimentação
Nem sempre, nem nunca! O ideal é tentar cuidar da alimentação, manter o equilíbrio, sem retirar o prazer de desfrutar momentos de uma refeição com a família e amigos. Em outras palavras, não se preocupe, pois, se essa não for sua rotina de alimentação diária, não serão essas exceções que estragarão todo o seu processo de manter a forma e a saúde.
5. Treinar quando puder e no tempo que for possível
Em contrapartida, a ideia não é ficar obcecado(a) ou entrar em stress com a obrigação de ter que treinar nas férias. Pelo contrário. Se for possível só fazer uma caminhada de 20 minutos durante o dia, à beira-mar, pode ser o suficiente. Não se cobre tanto!
Por fim, não importa como sejam suas férias, não deixe de aproveitá-las, não fique se cobrando. A ideia com essas dicas é te ajudar a manter todo o progresso que você já conquistou, mas ainda assim se divertir.
Porém, se as suas férias são para relaxar, ficar em off de treinos, que seja! Mais importante que manter a forma física é manter a saúde mental em dia!